Você se sentiu mal, teve febre, espirro, tosse, aumento dos linfonodos, diarreia e/ou outros sintomas bastante genéricos para muitas doenças. Procurou atendimento em um serviço de saúde, e saiu decepcionado com o diagnóstico de "virose". Bom, vamos lá!
É muito difícil em uma população extremamente grande e onde circulam uma boa variedade de vírus, saber qual deles exatamente que acometeu um paciente. O termo "virose" significa doença causada por vírus, assim, temos como viroses, as gripes, as herpes, a rubéola, a caxumba, o sarampo, a catapora, a dengue, a aids, as hepatites e muitas outras doenças. Nesse exemplo, citei viroses bem características e mais fáceis (ou não) de se diagnosticar, porém, existe uma variedade de outras viroses com sintomas muito parecidos e que o tratamento geralmente é sintomático, ou seja, dos sintomas. Obviamente que o médico não fará explicações profundas, por tempo e outras limitações que impedem a compreensão do paciente, e por isso construí este texto para ajudar na compreensão e como resposta às críticas circulantes sobre o assunto.
Algumas das viroses que se enquadram nesse problema podem ser causadas por vírus como: Rinovírus, Vírus Sincicial Respiratório, Conoravírus, Coxsackievírus, Adenovírus, Citomegalovírus, Epstein-Barr, Calicivírus, Rotavírus, Parainfluenza e muitos outros... Muitas dessas viroses não requerem tratamento com antiviral, ou não existe um antiviral específico. Muitas vezes os tratamentos incluem reidratação, repouso, controle da temperatura, de dores e de outros desconfortos; tudo depende da avaliação geral que o profissional fará, lembrando que não há vacina para todas elas, mas as vacinas disponíveis devem ser aplicadas no momento certo da vida, ou seja, na época indicada no calendário vacinal, pois é uma medida de prevenção.
É fundamental lembrar que medicamentos do tipo "antibiótico" não tratam doenças virais, apenas doenças bacterianas (causadas por bactérias).
A gripe é causada por estirpes de vírus que possuem grande labilidade para mutações, por isso é outro que causa confusões. Você pode ter tomado a vacina, mas ter ficado gripado. As explicações possíveis são: como o vírus muta com grande facilidade, você pode ter se infectado por uma cepa diferente daquela usada para elaborar a vacina, ou até por um dos vírus já citados neste texto que provocam sintomas parecidos.
Infelizmente o ensino básico não consegue formar os alunos com o conhecimento necessário para os desafios e problemas básicos da vida adulta, principalmente nas escolas públicas, onde os alunos se formam ignorando conceitos básicos de biologia e de outras disciplinas. A chave para a vida é a informação, o estudo e o respeito. Portanto, não deixe sua escola afundar, colabore com a ordem e colha os resultados do conhecimento.
Oi Professora que bom te encontrar por aqui.
ResponderExcluirO conhecimento é tudo Porem o Brasil quer compartilhar isso em massa com os seus.
Sou seu fã e estou te seguindo.