sexta-feira, 12 de julho de 2013

TRABALHO PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM LICENÇA (VILLALVA)

Como já conversado no 2º bimestre com algumas alunas do 1º ano da tarde que se encontram em período de  gestação, segue os trabalhos para compensação de ausência.

Fazer um resumo de cada ciclo:
  • Ciclo do Carbono nos ecossistemas
  • Ciclo do Nitrogênio nos ecossistemas
  • Ciclo do Oxigênio nos ecossistemas

TRABALHO PARA ALUNOS COM DEPENDÊNCIA (DP) DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO (VILLALVA)

Alunos do 3º ano do ensino médio (manhã) que devem apresentar trabalho de dependência de 1º do ensino médio:

1- Elaborar uma pesquisa sobre o ciclo do carbono.
2- Elaborar as seguintes questões:


01 - Em uma cadeia alimentar, qual é o sentido correto:
a) Produtor → consumidor terciário → consumidor secundário
b) Consumidor terciário → consumidor secundário → consumidor quaternário
c) Produtor → consumidor primário → consumidor secundário
d) Produtor → consumidor secundário → consumidor primário

02 – Qual a função dos organismos produtores nos ecossistemas?
a) Produzem matéria orgânica que serve de alimento para os consumidores
b) Produzem matéria orgânica que serve de alimento para outros produtores
c) Reciclam a matéria orgânica morta
d) Controlam o tamanho das populações

03 – A matéria realiza ciclos no ecossistema, retornando ao ambiente pela ação dos decompositores, que são:
a) Plantas e animais detritívoros e necrófagos
b) Animais detritívoros e micro algas
c) Fungos e bactérias
d) Fungos, bactérias e algas

04 – Na base dos ecossistemas estão os organismos produtores, que incorporam energia tornando-a disponível para os demais níveis tróficos em forma de energia química. Qual é o tipo de processo e energia utilizados para isso?
a) Quimiossíntese e energia química
b) Fotossíntese e energia luminosa
c) Fotossíntese e energia química
d) Fotossíntese e energia eólica

05 – Os peixes tainha e parati nadam em cardumes, habitam águas profundas e fazem incursões em águas litorâneas rasas, se alimentam principalmente de algas e algumas vezes de detritos orgânicos da areia do fundo, e fazem a desova no mar. Sobre eles é correto afirmar, exceto:
a) Têm nichos ecológicos muito semelhantes
b) São peixes carnívoros
c) Ocupam o nível trófico de consumidor primário
d) Têm habitats semelhantes

06 – Em uma determinada região onde a caça de cobras era constante, ocorreu aumento da população de sapos, e com isso a quantidade de insetos que servia de alimento para eles diminuiu bruscamente por conta da competição, faltando para outras espécies de anfíbios, assim como de aves. Qual a alternativa não indica alguma consequência para essa região?
a) Possibilidade de extinção de espécies dessa área
b) Possibilidade de aumento de roedores
c) Possibilidade de aumento do número de aves insetívoras
d) Possibilidade de invasão de ratos em áreas residenciais próximas

07 - Em uma comunidade, o predador pode ser regulador quando:
 a) contribui para diminuir a densidade da população de presas;
b) determina a extinção das presas;
c) contribui para a manutenção da densidade populacional das presas;
d) mantém e contribui para elevar a taxa de densidade populacional;
e) influi na progressiva extinção das presas.

       08 - Vegetais terrestres e aquáticos, bactérias e fungos têm um papel ecológico importante no ecossistema. Assinale a alternativa que relaciona esses organismos com suas funções.

a)    Bactérias e fungos são os responsáveis em produzir alimento para os demais organismos; assim como os vegetais.
b)    Vegetais terrestres e aquáticos são responsáveis em realizar a decomposição de matéria orgânica morta; assim como bactérias e fungos.
c)    Vegetais terrestres e aquáticos são capazes de produzir o seu próprio alimento e alimento para os demais seres vivos. Enquanto alguns fungos e bactérias degradam toda a matéria morta.
d)    Fungos e bactérias são classificados no nível trófico como consumidores quaternários, enquanto os vegetais são classificados como consumidores primários.
e)    Bactérias e fungos são considerados os seres vivos da base da cadeia alimentar e os vegetais o último nível trófico. 
   

 09 - O “efeito estufa”, isto é, o aumento da temperatura da Terra, é decorrente do(a):
a) Aumento da taxa de dióxido de carbono na atmosfera.
b) Aumento da quantidade de petróleo derramado no mar.
c) Diminuição da taxa de oxigênio atmosférico.
d) Diminuição da camada de ozônio que envolve o planeta.


10 - O grupo de seres vivos que possui representantes que podem ocupar numa teia alimentar, as posições de produtor e de decompositor simultaneamente é:
a) Das algas
b) Das bactérias
c) Dos fungos
d) Dos vegetais
e) Dos protozoários

11 - Em um aquário com água do mar, foi colocada uma pedra contendo 19 cracas, 4 anêmonas-do-mar, 2 caramujos e 5 talos de algas verdes. Além disso, foram colocados 6 paguros e 3 estrelas-do-mar. Esse aquário contém:
a) 2 comunidades e 4 populações.
b) 1 comunidade e 6 populações.
c) 2 comunidades e 6 populações
d) 6 comunidades e 1 população


12- Tendo em vista a estrutura de um ecossistema florestal e o seu fluxo de energia, pode-se dizer que o tipo de poluente mais danoso para esse tipo de ecossistema seria aquele que afetasse:
a) Animais, por serem produtores secundários
b) Microorganismos, por serem consumidores terciários
c) Plantas, por serem produtores primários
d) Árvores, por serem decompositores primários


13- As teias alimentares são essenciais para a estruturação e manutenção de comunidades e ecossistemas, porque são diretamente relacionadas aos processos de:
a) Sucessão e extinção
b) Ciclos de nutrientes e fluxo de energia
c) Poluição e evolução
d) Fluxo de energia e informação

14- Considere os seguintes resultados de associações entre duas espécies diferentes:
I – Favorável para as duas espécies.
II – Favorável para uma espécie e nula para a outra.
III – Favorável para uma das espécies e negativo para a outra.
Casos de parasitismo, mutualismo e comensalismo se enquadram, respectivamente em:
a) I, II e III.
b) II, I e III.
c) II, III e I.
d) III, I e II.
e) III, II e I.


15- Qual dos seguintes pares de organismos apresenta uma relação de protocooperação?
a) Paguro e anêmona
b) Boi e carrapato
c) Tubarão e rêmora
d) Orquídea e árvore
e) Homem e pulga


16- No tubo digestório dos cupins, vivem protozoários flagelados que segregam uma enzima capaz de digerir a celulose. Os cupins ingerem a madeira, e esses flagelados intestinais a digerem e ambos compartilham dos glicídios resultantes. Submetendo-se os cupins a uma temperatura elevada, os flagelados desaparecem, e o hospedeiro livre dos protozoários continuam a ingerir madeira, porém, não conseguindo mais digeri-la, morrem de inanição. Sob o ponto de vista ecológico, essa associação é do tipo:
a) Mutualismo
b) Comensalismo
c) Inquilinismo
d) Parasitismo
e) Sociedade


17- “O pássaro-palito penetra na boca aberta do crocodilo removendo os restos de alimento e parasitas encontrados entre seus dentes. Assim, o pássaro obtém o seu alimento e livra o crocodilo de seus parasitas”. Nesse caso trata-se de:
a) Protocooperação
b) Comensalismo
c) Inquilinismo
d) Mutualismo
e) Predatismo


18- A rêmora ou peixe-piloto, fixa-se no corpo do tubarão, deslocando-se com ele e aproveitando os restos de suas presas. Esse é um exemplo típico de:
a) Predatismo
b) Comensalismo
c) Mutualismo
d) Parasitismo
e) Mixotrofismo


20- A luta entre machos de determinada espécie pela posse das fêmeas e a delimitação de seus territórios é uma maneira de regular o tamanho das populações por meio de:
a) Fatores do ambiente
b) Competição inter-específica
c) Predação
d) Competição intra-específica
e) Sucessão ecológica


21- Num rio do Pantanal, um jacaré alimenta-se de piranhas. A relação ecológica entre o jacaré e as piranhas é conhecida por:
a) Mutualismo
b) Parasitismo
c) Comensalismo
d) Canibalismo
e) Predatismo


22- Observamos um caso de canibalismo quando encontramos:
a) Um rato adulto devorando seus filhotes recém-nascidos.
b) Um peixe comendo uma minhoca.
c) Um cogumelo vivendo à custa de um tronco de árvore apodrecido.
d) Um urubu comendo carniça.
e) Um tubarão comendo outra variedade de peixe


23- Na Amazônia, as tartarugas, além de terem seus filhotes comidos pelas cobras, também podem ser vítimas de sanguessugas, que se fixam na sua pele, para sugar-lhes o sangue. Nesse caso, os tipos de relações ecológicas entre as cobras e as tartarugas, de um lado, e entre as sanguessugas e as tartarugas, de outro, são, respectivamente chamados de:
a) Predatismo e parasitismo
b) Comensalismo e predatismo
c) Parasitismo e simbiose
d) Simbiose e comensalismo
e) Predatismo e simbiose