Alunos do 3º ano do ensino médio (manhã) que devem apresentar trabalho de dependência de 1º do ensino médio:
1- Elaborar uma pesquisa sobre o ciclo do carbono.
2- Elaborar as seguintes questões:
01 - Em uma
cadeia alimentar, qual é o sentido correto:
a) Produtor → consumidor terciário → consumidor secundário
b) Consumidor terciário → consumidor secundário → consumidor
quaternário
c) Produtor → consumidor primário → consumidor secundário
d) Produtor → consumidor secundário → consumidor primário
02 – Qual a
função dos organismos produtores nos ecossistemas?
a) Produzem matéria orgânica que serve de alimento para os
consumidores
b) Produzem matéria orgânica que serve de alimento para
outros produtores
c) Reciclam a matéria orgânica morta
d) Controlam o tamanho das populações
03 – A matéria
realiza ciclos no ecossistema, retornando ao ambiente pela ação dos
decompositores, que são:
a) Plantas e animais detritívoros e necrófagos
b) Animais detritívoros e micro algas
c) Fungos e bactérias
d) Fungos, bactérias e algas
04 – Na base dos
ecossistemas estão os organismos produtores, que incorporam energia tornando-a
disponível para os demais níveis tróficos em forma de energia química. Qual é o
tipo de processo e energia utilizados para isso?
a) Quimiossíntese e energia química
b) Fotossíntese e energia luminosa
c) Fotossíntese e energia química
d) Fotossíntese e energia eólica
05 – Os peixes
tainha e parati nadam em cardumes, habitam águas profundas e fazem incursões em
águas litorâneas rasas, se alimentam principalmente de algas e algumas vezes de
detritos orgânicos da areia do fundo, e fazem a desova no mar. Sobre eles é
correto afirmar, exceto:
a) Têm nichos ecológicos muito semelhantes
b) São peixes carnívoros
c) Ocupam o nível trófico de consumidor primário
d) Têm habitats semelhantes
06 – Em uma
determinada região onde a caça de cobras era constante, ocorreu aumento da
população de sapos, e com isso a quantidade de insetos que servia de alimento
para eles diminuiu bruscamente por conta da competição, faltando para outras
espécies de anfíbios, assim como de aves. Qual a alternativa não indica alguma
consequência para essa região?
a) Possibilidade de extinção de espécies dessa área
b) Possibilidade de aumento de roedores
c) Possibilidade de aumento do número de aves insetívoras
d) Possibilidade de invasão de ratos em áreas residenciais
próximas
07 - Em uma
comunidade, o predador pode ser regulador quando:
a) contribui para diminuir a densidade da população de presas;
b) determina a extinção das presas;
c) contribui para a manutenção da densidade populacional das presas;
d) mantém e contribui para elevar a taxa de densidade populacional;
e) influi na progressiva extinção das presas.
08 - Vegetais
terrestres e aquáticos, bactérias e fungos têm um papel ecológico importante no
ecossistema. Assinale a alternativa que relaciona esses organismos com suas
funções.
a) Bactérias
e fungos são os responsáveis em produzir alimento para os demais organismos;
assim como os vegetais.
b) Vegetais
terrestres e aquáticos são responsáveis em realizar a decomposição de matéria
orgânica morta; assim como bactérias e fungos.
c) Vegetais
terrestres e aquáticos são capazes de produzir o seu próprio alimento e
alimento para os demais seres vivos. Enquanto alguns fungos e bactérias
degradam toda a matéria morta.
d) Fungos
e bactérias são classificados no nível trófico como consumidores quaternários,
enquanto os vegetais são classificados como consumidores primários.
e) Bactérias
e fungos são considerados os seres vivos da base da cadeia alimentar e os
vegetais o último nível trófico.
09 - O “efeito estufa”, isto é, o aumento da temperatura da Terra, é decorrente do(a):
a) Aumento da taxa de dióxido de carbono na atmosfera.
b) Aumento da quantidade de petróleo derramado no mar.
c) Diminuição da taxa de oxigênio atmosférico.
d) Diminuição da camada de ozônio que envolve o planeta.
10 - O grupo de seres vivos que possui representantes que podem ocupar numa teia alimentar, as posições de produtor e de decompositor simultaneamente é:
a) Das algas
b) Das bactérias
c) Dos fungos
d) Dos vegetais
e) Dos protozoários
11 - Em um aquário com água do mar, foi colocada uma pedra contendo 19 cracas, 4 anêmonas-do-mar, 2 caramujos e 5 talos de algas verdes. Além disso, foram colocados 6 paguros e 3 estrelas-do-mar. Esse aquário contém:
a) 2 comunidades e 4 populações.
b) 1 comunidade e 6 populações.
c) 2 comunidades e 6 populações
d) 6 comunidades e 1 população
12- Tendo em vista a estrutura de um ecossistema florestal e o seu fluxo de energia, pode-se dizer que o tipo de poluente mais danoso para esse tipo de ecossistema seria aquele que afetasse:
a) Animais, por serem produtores secundários
b) Microorganismos, por serem consumidores terciários
c) Plantas, por serem produtores primários
d) Árvores, por serem decompositores primários
13- As teias alimentares são essenciais para a estruturação e manutenção de comunidades e ecossistemas, porque são diretamente relacionadas aos processos de:
a) Sucessão e extinção
b) Ciclos de nutrientes e fluxo de energia
c) Poluição e evolução
d) Fluxo de energia e informação
14- Considere os seguintes resultados de associações entre duas espécies diferentes:
I – Favorável para as duas espécies.
II – Favorável para uma espécie e nula para a outra.
III – Favorável para uma das espécies e negativo para a outra.
Casos de parasitismo, mutualismo e comensalismo se enquadram, respectivamente em:
a) I, II e III.
b) II, I e III.
c) II, III e I.
d) III, I e II.
e) III, II e I.
15- Qual dos seguintes pares de organismos apresenta uma relação de protocooperação?
a) Paguro e anêmona
b) Boi e carrapato
c) Tubarão e rêmora
d) Orquídea e árvore
e) Homem e pulga
16- No tubo digestório dos cupins, vivem protozoários flagelados que segregam uma enzima capaz de digerir a celulose. Os cupins ingerem a madeira, e esses flagelados intestinais a digerem e ambos compartilham dos glicídios resultantes. Submetendo-se os cupins a uma temperatura elevada, os flagelados desaparecem, e o hospedeiro livre dos protozoários continuam a ingerir madeira, porém, não conseguindo mais digeri-la, morrem de inanição. Sob o ponto de vista ecológico, essa associação é do tipo:
a) Mutualismo
b) Comensalismo
c) Inquilinismo
d) Parasitismo
e) Sociedade
17- “O pássaro-palito penetra na boca aberta do crocodilo removendo os restos de alimento e parasitas encontrados entre seus dentes. Assim, o pássaro obtém o seu alimento e livra o crocodilo de seus parasitas”. Nesse caso trata-se de:
a) Protocooperação
b) Comensalismo
c) Inquilinismo
d) Mutualismo
e) Predatismo
18- A rêmora ou peixe-piloto, fixa-se no corpo do tubarão, deslocando-se com ele e aproveitando os restos de suas presas. Esse é um exemplo típico de:
a) Predatismo
b) Comensalismo
c) Mutualismo
d) Parasitismo
e) Mixotrofismo
20- A luta entre machos de determinada espécie pela posse das fêmeas e a delimitação de seus territórios é uma maneira de regular o tamanho das populações por meio de:
a) Fatores do ambiente
b) Competição inter-específica
c) Predação
d) Competição intra-específica
e) Sucessão ecológica
21- Num rio do Pantanal, um jacaré alimenta-se de piranhas. A relação ecológica entre o jacaré e as piranhas é conhecida por:
a) Mutualismo
b) Parasitismo
c) Comensalismo
d) Canibalismo
e) Predatismo
22- Observamos um caso de canibalismo quando encontramos:
a) Um rato adulto devorando seus filhotes recém-nascidos.
b) Um peixe comendo uma minhoca.
c) Um cogumelo vivendo à custa de um tronco de árvore apodrecido.
d) Um urubu comendo carniça.
e) Um tubarão comendo outra variedade de peixe
23- Na Amazônia, as tartarugas, além de terem seus filhotes comidos pelas cobras, também podem ser vítimas de sanguessugas, que se fixam na sua pele, para sugar-lhes o sangue. Nesse caso, os tipos de relações ecológicas entre as cobras e as tartarugas, de um lado, e entre as sanguessugas e as tartarugas, de outro, são, respectivamente chamados de:
a) Predatismo e parasitismo
b) Comensalismo e predatismo
c) Parasitismo e simbiose
d) Simbiose e comensalismo
e) Predatismo e simbiose