SAÚDE DAS POPULAÇÕES
EPIDEMIA: surto de doença ocasional. Ex: gripe aviária.
ENDEMIA: surto de doença usual ( faixa endêmica). Ex: febre amarela no norte brasileiro.
PANDEMIA: surto de doença mundial. Ex: Aids.
ANTÍGENO: elemento que causa reação imunológica no organismo. Exemplos: agentes infecciosos como vírus, bactérias, fungos, vermes, agentes alérgenos (causadores de alergia), venenos de animais peçonhentos, toxinas.
ANTICORPO: proteína de defesa que o corpo produz pelo sistema imunológico, em resposta a um antígeno. Os anticorpos servem para neutralizar e combater os antígenos.
...................................................................................................................................................................
VACINA: Produto biológico feito de fragmentos de antígenos (vírus ou bactérias) para estimular o corpo a produzir anticorpos e agir rapidamente quando entrar em contato com um agente infeccioso. Tem efeito preventivo, se utiliza no organismo saudável.
SORO IMUNE: Produto biológico feito em animal cobaia que recebe antígeno em doses graduais (agente infeccioso ou veneno) até formar anticorpos que são extraídos para formar o soro imune. Esse produto é utilizado em pessoas acometidas por venenos ou toxinas, quando seu sistema imunológico não pode agir adequadamente. Quando a pessoas recebe o soro, recebe anticorpos prontos, assim, o efeito é curativo.
DST: DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL
Elas podem ser causadas por bactérias. Ex: gonorreia e sífilis.
Por virus: Aids, herpes, condiloma (HPV), hepatites B e C.
Por fungos: candidíase.
Por protozoários: tricomoníase.
A forma de prevenção (profilaxia para todas é o uso correto do preservativo nas relações sexuais).
HORMÔNIOS DA REPRODUÇÃO E DOS CARACTERES SEXUAIS
Gonadotrofinas: são produzidos na glândula hipófise no cérebro e estimulam as gônadas (ovários e testículos), são o FSH hormônio folículo estimulante e o LH hormônio luteinizante.
Os hormônios produzidos nas gônadas são as progesteronas, estrógenos e testosteronas.
Outros hormônios produzidos pela hipófise que agem durante a gestação e após:
Oxitona (ocitona): age na contração uterina e na ejeção do leite.
Prolactina: estimula a lactação.
Notas:
- A instituição da vacinação obrigatória no século passado no Rio de Janeiro causou revolta da população, cuja revolta ficou conhecida como "Revolta da Vacina", o diretor de saúde que propôs tal iniciativa, foi Osvaldo Cruz.
- A rubéola é uma doença viral, infecto-contagiosa, que se transmite por tosse e espirro, de maior importância para as gestantes, pois o vírus da rubéola atravessa a placenta atinge o feto e pode causar efeitos teratogênicos. Já foram instituídas muitas campanhas de vacinação voltadas para a população masculina que procura menos os serviços de saúde e aumenta a probabilidade de transmissão para as mulheres.