Ultimamente a internet tem recebido uma avalanche de opiniões sobre a origem humana, após a ocorrência de uma ato de racismo contra o jogador Daniel Alves, no duelo envolvendo Vilarreal e Barcelona, quando um torcedor atirou uma banana ao campo, e o jogador teve uma atitude que surpreendeu muitas pessoas, recolhendo a banada, descascando, comendo e em seguida realizando seu chute em direção ao gol.
O problema é a confusão que se deu após a indignação popular, sendo que surgiu o bordão "somos todos macacos", e muita gente dizendo que não viemos do macaco, gente dizendo que sim, deturpando totalmente a teoria da origem e evolução dos hominídeos. O pior foi uma "charge" que visualizei atribuindo a Chales Darwin que éramos macacos, e que já sabia-se há muito tempo; pessoas dizendo que se evoluímos e continuam existindo macacos, então não viemos do macaco, porque eles não viraram humanos entre outros absurdos.
Não há como negar nossas semelhanças com muitos símios, nossas compatibilidades e sequência gênica. Mas para compreender a evolução dos seres vivos é preciso muito estudo, sendo: antropológico, biomolecular, genético, taxonômico, morfológico, embrionário, paleontológico, etc, e este é assunto que recebe opiniões de leigos de forma desenfreada. Mas os inúmeros estudos sérios, nos leva a concluir que tivemos um ancestral em comum, ou seja, de um ramo ancestral surgiram vários grupos que se dividiram, migraram, evoluíram e se adaptaram conforme as condições encontradas, portanto cada grupo se adaptou, os macacos se adaptaram de uma forma, e os humanos de outra, perfazendo caminhos diferentes, mutações e seleções distintas. Assim como existiu o Tigre Dente-de-Sabre e hoje encontramos uma variedade de tigres, leopardos, linces, leões, dentre outros felinos. Podemos estudar essas variações evolutivas em diversos táxons, dos vegetais, animais, fungos, etc. Uma maneira bastante interessante é pesquisar a presença do tipo de ovo nos diversos grupos animais, sendo que existem até mamíferos que ainda colocam seus ovos no ambiente como uma ave, vide o exemplo dos animais monotremados; o ovo amniótico, o ovo anamniótico, ou ainda a especialização das aves e sua diversidade, de um pinguim a um beija-flor há muita diversificação não acha? número de glândulas mamárias no homem, nos símios, e nos outros grupos. Peixes pulmonados, peixes cartilaginosos, peixes com dentição diferenciada, etc. Não faltam evidências de evolução! Falta é estudo!