sexta-feira, 31 de maio de 2013

Uma Nova Epidemia - O Vírus MERS



     Uma nova variante do Coronavírus¹ surgiu, e parece ser uma ameaça mortal em pelo menos metade dos casos e talvez até uma ameaça de epidemia mundial. O novo vírus relacionado à SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) o MERS (Vírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio), causou um total de 27 mortos na Arábia Saudita e região, especialmente no leste do país, informação confirmada pelo Ministério da Saúde da Arábia. Tal fato é de grande preocupação, pois atualmente na China simultaneamente ocorre uma epidemia preocupante de gripe causada pelo H7N9.

    Parte do problema é que o vírus Mers-CoV já atingiu outro continente, ou seja, países da Europa também estão em risco, um homem de 65 anos morreu na França, e as autoridades de saúde advertiram que o vírus Mers-CoV é agora uma ameaça global, com 49 casos confirmados em todo o mundo.

    No início desta semana, a Organização Mundial da Saúde alertou que a doença, identificada pela primeira vez em humanos em Setembro, agora é a sua maior preocupação global, e acredita-se que a transmissão inicial ocorreu de animal para humano, mas ainda não identificaram a fonte animal ou a origem exata.

    Novo Coronavírus visto ao microscópio (Foto: AFP)

    O vírus Mers-CoV está relacionado com a SARS, que matou cerca de 800 pessoas em uma epidemia global em 2003.
A maioria das pessoas infectadas desde que o vírus foi identificado no ano passado, tinha viajado para o Qatar, Arábia Saudita, Jordânia e Paquistão. Houve também casos na Tunísia, Grã-Bretanha e Alemanha, mas a Arábia Saudita ainda representa a maioria dos casos confirmados, de acordo com a OMS. Acredita-se que a doença é transmitida principalmente pelo contato pessoa-a-pessoa, não se alastrando facilmente em comunidades maiores. Autoridades francesas começaram a distribuir folhetos nos aeroportos para os viajantes para aconselhá-los a lavarem as mãos com frequência e limitar o contato com animais no Oriente Médio. A vítima francesa esteve hospitalizada por mais de um mês, passando os últimos 20 dias em uma unidade de cuidados intensivos.

    A ministra da Saúde francesa, Marisol Touraine, disse que não há motivo para preocupação exagerada, porém, a Dra Margaret Chan, chefe da OMS, destacou o risco de perigo mundial em discurso em Genebra em 28 de Maio de 2013.


    1. Coronavírus são um grupo de vírus de genoma de RNA simples de sentido positivo (serve diretamente para a síntese proteica). Têm capsídeo helicoidal e envelope bilipídico. São uma causa comum de constipação/resfriado. Podem ainda causar pneumonia e gastroenterite. Entre os coronavirus encontra-se também o vírus causador da forma de pneumonia atípica conhecida por SARS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário