Um tumor se inicia quando células que já foram normais perdem a capacidade de responder ao controle de suas divisões, realizando essas divisões descontroladamente, ou seja, o tumor é oriundo de alterações em genes reguladores da divisão celular, causando alterações no tecido, comprimindo órgãos e alterando funções. Quando a massa tumoral não é invasiva, o tumor é benigno e pode ser tratado com sucesso. Já quando o tumor é maligno, significa que ele pode invadir outros tecidos e órgãos, ou seja, quando uma ou mais células se soltam da massa tumoral e alcançam a corrente sanguínea ou linfática, estas podem se alojar em outros locais do corpo causando mais tumores, caracterizando a metástase (tumores secundários).
Normalmente o sistema imunitário (imunológico) reconhece e destrói células anormais, ou seja, uma classe de células brancas de defesa protege o corpo contra as neoplasias, porém, as células anormais podem escapar desse controle e proliferar.
Atualmente, muitas formas de câncer podem ser tratadas por diversos métodos como cirurgias, medicamentos quimioterápicos, radioterápicos e imunoterápicos.
O tumor consome energia e nutrientes, como glicose, oxigênio, hormônios e outras substâncias. Algumas das formas de intervenção, visam destruir as células tumorais, cortar o suprimento de nutrientes ao tumor e parar o processo de angiogênese, que é o crescimento de vasos sanguíneos que suprem a massa tumoral. As terapias são determinadas de acordo com o tipo, estágio e localização do tumor, e podem atingir também as células sadias.
😺 Qual tipo de divisão celular ocorre no crescimento do tumor?
😸 Descreva a classificação dos tumores de acordo com o tipo de tecido (classificação histológica).
😻 Explique porque o câncer é uma doença de fundo genético e ambiental.
😽 Como o organismo se protege contra células tumorais?
🙀 Explique o processo de surgimento da metástase.
😽 Pesquise as terapias mais comuns utilizadas nos protocolos de tratamento contra os diversos tipos de câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário