A História da eletricidade se iniciou no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos de madeira e penas (eletrização por atrito).
CIRCUITO ELÉTRICO
O circuito elétrico está relacionado com todos os componentes de natureza elétrica. Os circuitos são essenciais para o funcionamento correto de um aparelho eletrônico ou elétrico, como por exemplo os carros, a televisão, o computador e etc.
O seu funcionamento consiste em um gerador de energia, um condutor de energia que conecte o gerador, o interruptor e o elemento capaz de se alimentar com essa energia.
CIRCUITO ELÉTRICO FECHADO
O circuito elétrico fechado ou simplesmente "circuito fechado" consiste na transmissão da energia elétrica através do fio condutor, de uma ponta a outra. Exemplo: quando uma luz é ligada, a energia é transmitida através do fio condutor ininterruptamente.
Na figura a seguir, a corrente elétrica percorre do sentido pólo + para o pólo -, pelos fios de ligação, sem impedimento nenhum, pois a chave está fechada (ela une os fios de ligação). O resultado é que a lâmpada recebe a corrente elétrica e acende. Veja figura:
CIRCUITO ELÉTRICO ABERTO
O circuito elétrico aberto ou simplesmente "circuito aberto" consiste no bloqueio ou "vazamento" da energia transmitida através de um fio condutor. Exemplo: quando uma luz é desligada, o interruptor faz com que a energia deixe de fluir pelo condutor elétrica.O circuito elétrico aberto se caracteriza por uma interrupção nos fios de ligação do circuito que constitui o caminho a ser percorrido pela corrente elétrica. Observe a figura:
Nenhum comentário:
Postar um comentário