sábado, 8 de junho de 2013

POPULAÇÕES E RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - TARDE

Caros alunos dos 1ºs anos N, O, P, Q, R, S e T do "Villalva", segue um material que elaborei em forma de resumo, e as páginas de exercícios do livro que deverão ser respondidos, para complementar as aulas que tivemos. Logo postarei as respostas pra que analisem e corrijam se preciso. As provas serão realizadas dias 11, 12 e 13 de Junho de 2013, boa sorte!


DINÂMICA DAS POPULAÇÕES

  • Uma população biológica ou natural é formada pelo conjunto de indivíduos da mesma espécie, que ocupam uma certa área geográfica.
  • As populações estão continuamente sofrendo alterações em seu tamanho, devido às taxas de natalidade, mortalidade, imigração e emigração, mas o tamanho das populações naturais, em condições normais  permanece em equilíbrio.
  • O potencial biótico de uma população é a sua capacidade de reprodução e, portanto, de aumentar o número de indivíduos em certa área, em condições favoráveis.
  • Apesar de muitas espécies apresentarem um potencial biótico elevado como os insetos, peixes, ostras entre outras, ao longo do tempo as populações mantêm-se constantes devido a ação da resistência ambiental.
  • A resistência ambiental é o conjunto de fatores que se opõem ao crescimento das populações, se trata da própria ação da seleção natural sobre as populações, tais como as variações climáticas, a limitação de alimento e espaço, e as formas de competição entre os seres (intra-específica e interespecífica), assim como a ação de predadores e parasitas, ou seja, todos os fatores que moderam o crescimento excessivo.
  • A capacidade de suporte (carga biótica máxima) é a capacidade do ambiente de suportar as populações, como fornecer recursos e espaço.


O gráfico a seguir mostra o comportamento da curva de crescimento das populações naturais com a interferência da resistência ambiental.




O crescimento de uma população natural obedece a uma curva sigmóide conforme observado no gráfico acima, onde podemos notar várias fases no crescimento populacional.

Fase A: crescimento lento, fase de adaptação da população ao ambiente, também chamada de fase lag.

Fase B: crescimento acelerado ou exponencial, também chamada de fase log.
Fase C: a população está sujeita aos limites impostos pelo ambiente, a rsistência ambiental é maior sobre a população.
Fase D: estabilização do tamanho populacional, onde ocorre oscilações do tamanho populacional em torno de uma média.
Fase E: é a curva teórica de crescimento populacional sem a interferência dos fatores de resistência ambiental.


  • A densidade populacional é definida como sendo o número de indivíduos de uma espécie que ocupam uma certa área num ambiente terrestre ou certo volume num ambiente aquático.
  •  Então os fatores que interferem diretamente na densidade das populações (tamanho das populações) são os nascimentos ou taxa de natalidade (N), as mortes ou taxa de mortalidade (M), a entrada de novos indivíduos ou taxa de imigração (I) e saída de indivíduos ou taxa de emigração (E).
  • A taxa de natalidade é a velocidade com que os indivíduos nascem, dependendo do potencial biótico da população.
  • A taxa de mortalidade é a velocidade com que os indivíduos morrem e são eliminados da população, sendo dependente de fatores como a predação, o parasitismo, doenças, entre outros.
  • A taxa de imigração é a velocidade com que indivíduos provenientes de outras áreas entram numa população.
  • A taxa de emigração é a velocidade com que indivíduos deixam uma população e dirigem-se para outras áreas.

 Os Fatores Abióticos e Bióticos sobre as Populações
  • O tamanho das populações é regulado pela interferência de fatores bióticos (seres vivos) ou ambientais que atuam como fatores de seleção natural como predatismo, parasitismo, competições, entre outras.
  • Os fatores abióticos (físicos e químicos) que interferem no tamanho das populações, são os fatores ambientais como umidade, salinidade, pH, temperatura, oxigenação, entre outros.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Parte complementar: A população humana já passou do limite? Segundo documento do Fundo das Nações Unidas, a população do mundo já está em 6,1 bilhões e chegará ao ano de 2050 com 9,3 bilhões!

O Crescimento Populacional da Espécie Humana
  • Diferentemente de populações naturais, ou seja, de espécies de vida selvagem, que crescem sem interferência humana ou com pouca, a população humana apresenta um comportamento de crescimento diferenciado em relação às demais populações, apresentando uma curva de crescimento em "J", com crescimento populacional acelerado, numa fase log acentuada como indica o gráfico representado abaixo.
  • O crescimento da população humana é diferente de qualquer outra população natural, por estar crescendo vertiginosamente, pois os mecanismos de seleção natural e resistência ambiental, que atuam nas populações naturais, não atuam da mesma forma na população humana devido aos avanços tecnológicos, à agricultura que produz alimentos em larga escala, as cirurgias, a produção de antibióticos, entre outros, que prolongam a vida e permitem que indivíduos humanos não saudáveis sobrevivam e deixem descendentes, fato que não ocorreria em estado selvagem, ou seja, em populações naturais, onde indivíduos portadores das mais variadas vulnerabilidades são eliminados.
EXERCÍCIOS DO LIVRO DE BIOLOGIA:

PÁGINA 474 
Compreendendo o texto - 01até 05
Refletindo e concluindo - 01 até 05
PÁGINA 485
Refletindo e concluindo - 01 até 06

RESOLVER, E ATÉ TERÇA-FEIRA (11/06/2013) CONFERIR AS RESPOSTAS QUE LANÇAREI EM BREVE.



Bibliografia:
 - Biologia - Volume 3 (Biologia das populações) - José Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho - Ed. Moderna 3ª edição, São Paulo, 2010.
- Biologia - Volume único - Sônia Lopes, Sergio Rosso - Ed. Saraiva, São Paulo, 2006.
- Biologia - Volume único - Sérgio Linhares, Fernando Gewandsznadjer - Editora Ática, São Paulo, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário