segunda-feira, 10 de junho de 2013

EXERCÍCIOS PARA AS SALAS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

01. UFMS Analise as afirmativas referentes à malária e à dengue e assinale a(s) proposição(ões)
correta(s).
(01) A malária ou paludismo é causada por parasitas unicelulares do gênero Plasmodium
e transmitida por espécies de mosquitos do gênero Anopheles, popularmente conhecidos
como mosquitos-prego.
(02) Os sintomas da dengue são: dores de cabeça e nas articulações, fraqueza, falta de
apetite, dor atrás dos olhos, febre e manchas avermelhadas na pele.
(04) O melhor método de combate à dengue é evitar a procriação do mosquito Aedes
aegypti, que ocorre em ambientes úmidos e águas paradas.
(08) O Plasmodium é um protozoário que necessita obrigatoriamente de dois hospedeiros
para completar seu ciclo, um invertebrado e um vertebrado.
(16) A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti; ele é escuro,
com listras brancas, menor que um pernilongo e tem por hábito picar durante o dia
e se desenvolver em água suja e parada.
(32) A pessoa doente de dengue deve manter-se em repouso, beber muito líquido e usar
medicamentos à base de ácido acetil salicílico (como aspirina e AAS), para aliviar as
dores e a febre.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas (   ).

02.UFMT Em águas paradas, como em tanques e em lagos, com freqüência são encontrados
protozoários ciliados e flagelados. Sobre esses protozoários, julgue as afirmativas.
( ) São organismos unicelulares autotróficos e obrigatoriamente parasitas.
( ) Possuem estruturas chamadas vacúolos pulsáteis que atuam no equilíbrio osmótico.
( ) Os protozoários ciliados podem se reproduzir por conjugação.
( ) A Giardia lamblia é um protozoário flagelado parasita intestinal.

03.UFPB - (Adaptado) Um estudante colocou folhas de alface em um recipiente com água. Após alguns dias, passou a observar esse material ao microscópio. Entre os organismos observados, um lhe chamou a atenção pela rapidez com que se movimentava. Desejando saber qual organismo estava observando, pediu a ajuda do professor. Este informou tratar-se de um protozoário om tricocistos, que se reproduz por conjugação e que tem um sistema de ingestão de alimentos mais complexo.
De acordo com o texto, é correto afirmar que o protozoário observado era um(a):
a) paramécio.
b) ameba.
c) giárdia.
d) euglena.
e) diatomácea.

04. F.I. Anápolis-GO - São doenças causadas por protozoários:
a) ascaridíase, enterobiose e triquinose
b) ancilostomose, leishmaniose e tricomoníase
c) teníase, filariose e esquistossomose
d) toxoplasmose, botulismo e amebíase
e) doença de Chagas, malária e giardíase

05.UFPE - (Adaptado) Que alternativa abaixo NÃO se refere a organismos que compõem o fitoplâncton?
a) Algas euglenófitas
b) Microalgas verdes
c) Larvas de moluscos
d) Algas dinoflageladas
e) Algas diatomáceas

06 - (UFPE) Em certas regiões do nordeste brasileiro são utilizados, na construção de habitações rurais, tijolos de diatomitos constituídos por carapaças compactadas de diatomáceas.
Esse material corresponde a:
a) algas feofíceas ou algas pardas (marrons).
b) algas crisofíceas ou douradas.
c) artrópodos (quilópodos e diplópodos).
d) poríferos ou esponjas.
e) moluscos gastrópodos.

07.VUNESP - Certas células de alguns tecidos humanos apresentam estruturas de locomoção também presentes em alguns protozoários. Assinale a alternativa que associa corretamente a estrutura de locomoção do protozoário, no qual a estrutura se faz presente, às células do corpo humano, onde essa estrutura ocorre.
a) Amebas pseudópodos - espermatozóides
b) Paramécios cílios - células epiteliais da traquéia
c) Giárdias flagelos - células da mucosa intestinal
d) Plasmódios pseudópodos - hemácias
e) Trypanossomas cílios - leucócitos

08. PUC-PR - O ciliado Paramecium caudatum é constituído por uma só célula alongada e
achatada, medindo entre 150 e 300 micrômetros de comprimento e seu aspecto lembra o
formato de uma sola de sapato. É recoberto por cílios.
Analise as afirmações relacionadas ao paramécio e aos protozoários em geral.
I. Os cílios presentes no paramécio, com a função de locomoção, têm origem nos centríolos.
II. Os protozoários, como o paramécio, apresentam duas membranas, a plasmática e a
parede celular.
III. A regulação osmótica no paramécio é feita por dois vacúolos contráteis, localizados
em cada uma de suas extremidades. Esses vacúolos são encontrados em protozoários
de água doce.
IV. A maioria dos ciliados têm vida livre, como o paramécio.
V. Diversas espécies de protozoários são parasitas, causando doenças em animais e no
homem.
Estão corretas as afirmações:
a) I, II, III e IV.
b) I, II, III e V.
c) II, III, IV e V.
d) I, II, IV e V.
e) I, III, IV e V.

09. U.E. Londrina-PR Protozoários podem causar diversas doenças ao homem. Nas alternativas abaixo, identifique aquela em que o protozoário, seu agente transmissor e a doença causada estão corretamente relacionados.
a) Trypanosoma cruzi, triatomídeo, doença de Chagas.
b) Leishmania brasiliensis, contato com água, leishmaniose.
c) Entamoeba histolytica, contato com água, amarelão.
d) Plasmodium vivax, barbeiro, malária.
e) Plasmodium falciparum, barbeiro, doença de Chagas.

10. Relacione as estruturas dos protozoários com sua denominação:
I - Possuem flagelos para locomoção e captura de alimentos
II - Não possuem estruturas de locomoção
III - Possuem pseudópodes para locomoção e captura de alimento
IV - Possuem estruturas ciliadas para locomoção e captura de alimento
São respectivamente:
a) Ciliados, rizópodes, mastigóforos, apicomplexos
b) Mastigóforos, Rizópodes, apicomplexos, ciliados
c) Apicomplexos, Rizópodes, Mastigóforos, ciliados
d) Ciliados, Apicomplexos, Mastigóforos, Rizópodes
e) Mastigóforos, Apicomplexos, Rizópodes, Ciliados





















Gabarito:



01) 1 + 2 + 4 + 8= 15
02) F V V V
03) a
04) e
05) c
06) b
07) b
08) e
09) a
10) e


domingo, 9 de junho de 2013

EXERCÍCIOS PARA AS SALAS DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

1 - Observe e leia a charge abaixo:

Em qual descrição de relação ecológica a charge se refere? 
a) Mutualismo, relação interespecífica harmônica com benefícios para ambas espécies.
b) Protocooperação, relação interespecífica harmônica com benefícios para ambas espécies.
c) Comensalismo, relação interespecífica com benefício para um, sendo neutra para o outro.
d) Parasitismo, relação interespecífica desarmônica, onde o hospedeiro sai prejudicado.
e) Inquilinismo ou epifitismo, relação intersepecífica harmônica onde um ser se aloja no corpo de outro.

2 - Observe e leia a charge abaixo:
As relações ecológicas descritas no 1º e 2º quadrinhos são respectivamente:
a) Parasitismo e comensalismo
b) Epifitismo e predatismo
c) Parasitismo e predatismo
d) Predatismo e parasitismo
e) Amensalismo e comensalismo

3 - Observe as imagens e leia a charge abaixo:
Assinale a alternativa que não explica corretamente essas três situações:
a) O peixe piloto é um comensal que aproveita fragmentos de resto da presa do tubarão.
b) O peixe rêmora é um parasita do tubarão porque se encontra aderido a pele dele.
c) O peixe piloto e o peixe rêmora disputam por espaço no tubarão.
d) A rêmora possui um disco adesivo (ventosa) para pegar "carona" no corpo do tubarão.
e) Tanto a rêmora como o peixe piloto são comensais do tubarão.

4 - Analisando as imagens a seguir, pode-se concluir que se trata de qual relação entre espécies?
a) Sociedade de corais e colônia homeomórfica de bactérias
b) Colônia de corais homeomórfica e colônia heteromórfica de bactérias
c) Colônia heteromórfica de corais e colônia heteromórfica de bactérias
d) Colônia homeomórfica de corais e colônia homeomórfica de bactérias
e) Colônia homeomórfica de corais e sociedade de bactérias

5 - Na Região Amazônica, diversas espécies de aves se alimentam da ucuúba (Virola sebifera), uma
árvore que produz frutos com polpa carnosa, vermelha e nutritiva. Em locais onde essas árvores
são abundantes, as aves se alternam no consumo dos frutos maduros, ao passo que em locais
onde elas são escassas, tucanos-de-papo-branco (Ramphastus tucanos cuvieri) permanecem
forrageando nas árvores por mais tempo. Por serem de grande porte, os tucanos-de-papo-branco
não permitem a aproximação de aves menores, nem mesmo de outras espécies de tucanos.
Entretanto, um tucano de porte menor (Ramphastus vitellinus Ariel), ao longo de milhares de anos,
apresentou modificação da cor do seu papo, do amarelo para o branco, de maneira que se tornou
semelhante ao seu parente maior. Isso permite que o tucano menor compartilhe as ucuúbas com
a espécie maior sem ser expulso por ela ou sofrer as agressões normalmente observadas nas
áreas onde a espécie apresenta o papo amarelo.
PAULINO NETO, H. F. Um tucano ‘disfarçado’. Ciência Hoje, v. 252, p. 67-69, set. 2008. (com adaptações).
O fenômeno que envolve as duas espécies de tucano constitui um caso de

(A) mutualismo, pois as duas espécies compartilham os mesmos recursos.
(B) parasitismo, pois a espécie menor consegue se alimentar das ucuúbas.
(C) relação intraespecífica, pois ambas as espécies apresentam semelhanças físicas.
(D) sucessão ecológica, pois a espécie menor está ocupando o espaço da espécie maior.
(E) mimetismo, pois uma espécie está fazendo uso de uma semelhança física em benefício
próprio.

6 - (CESGRANRIO - Modificado) No combate às larvas dos anofelinos (mosquitos transmissores da malária do gênero Anopheles), foi utilizado, com eficiência, um pequeno peixe larvófago (Gambusia affinis). A utilização deste animal, na área de saneamento para o controle dessa parasitose, foi bem sucedida em regiões infestadas pelo Anopheles, e onde era grande a incidência da malária. O método citado, não poluente, substitui o clássico processo de deposição de óleo em superfície da água, que mata as larvas por asfixia mas polui as águas, e se chama "controle biológico" ou biorremediação".
A ação do peixe Gambusia affinis em relação aos anofelinos é um exemplo de:
a) predatismo
b) mutualismo
c) comensalismo
d) parasitismo
e) amensalismo











Gabarito:



1 b
2 d
3 b
4 d
5 e
6 a

RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - TARDE

Caros alunos das salas de 1º ano do ensino médio N, O, P, Q, R, S e T, este é o assunto que estará 
mais evidente na prova de biologia. Estudem para fixar as relações entre espécies. As relações entre 
      seres de uma mesma espécie, as intra-específicas, e as relações entre seres de espécies diferentes, as interespecíficas, sendo que ambas podem ter formas harmônicas (benéficas) ou desarmônicas. 




A SEGUIR: UM EXEMPLO DE CADA RELAÇÃO DO QUADRO:

SOCIEDADE DE FORMIGAS COM DIVISÃO DE TAREFAS


COLÔNIA DE CORAIS MARINHOS
 

MUTUALISMO ENTRE RAIZ DE LEGUMINOSA E MUITAS BACTÉRIAS RHIZOBIUM QUE FORMAM NÓDULOS NA RAIZ E FIXAM NITROGÊNIO

PROTOCOOPERAÇÃO ENTRE CAPIVARA E PÁSSARO

EPIFITISMO ENTRE BROMÉLIA E TRONCO DE CEDRO


COMENSALISMO ENTRE TUBARÃO E PEIXE RÊMORA

CANIBALISMO ENTRE CROCODILIANOS

COMPETIÇÃO INTRA-ESPECÍFICA ENTRE DOIS LOBOS

AMENSALISMO: CULTURA DE FUNGO AMENSAL PENICILIUM, CONTÉM ANTIBIÓTICO QUE INIBE O CRESCIMENTO DE BACTÉRIAS

PARASITISMO DE CARRAPATO EM PELAGEM DE CÃO

PREDATISMO: CORUJA PREDADORA DE ROEDOR

COMPETIÇÃO INTERESPECÍFICA ENTRE UM LEÃO E UMA HIENA